segunda-feira, 8 de março de 2010

pasta da Nilce

Quebra cabeça


http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm




Direito Da Criança
Mara Maravilha
Criança tem direito a se alimentar
Criança tem direito a se educar
Saúde é preciso, precisa cuidar
E todas as crianças têm direito a um lar

Criança tem direito pra se respeitar
Não pode no papel esse direito ficar
E o mundo inteiro tem que entender
Que o direito da criança é pra valer

Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração

refrão:
Já é a hora de mudar
Com os direitos da criança
Não é pra se brincar

Refrão...








tudo sobre a africa
videos
http://www.youtube.com/watch?v=MWFmE7JgYso
lula fala sobre a Africa

http://www.youtube.com/watch?v=NiF-yJT1vh8
religiao da africa

http://www.youtube.com/watch?v=zhtXtWxQCZs
distribuiçao de renda na africa
























PROFESSORA NILCE ( NO CENTRO )


tudo sobre astronomia

texto





http://www.zenite.nu/


http://www.youtube.com/watch?v=TTQpCsrXWvk



http://www.youtube.com/watch?v=wtgWoFQztbw



http://www.youtube.com/watch?v=ZOyqN-GbjvA



http://www.youtube.com/watch?v=4WMGvCdFzTA&feature=PlayList&p=36CB948286F518E9&index=0&playnext=1



http://www.youtube.com/watch?v=T8PIIk3_qt8



http://www.youtube.com/watch?v=VUKE641m_no


Sertanejo


Forró
História do Forró, origem, gêneros, dança, cantores e bandas de forró, cultura nordestina

dança de forró
Forró: dança popular nordestina



O que é

O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

História do Forró

De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

Origem do nome

A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

Características

Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

Principais cantores e bandas de forró:

- Alceu Valença
- Banda Calypso
- Beto Barbosa
- Calcinha Preta
- Chico Salles
- Dominguinhos
- Elba Ramalho
- Frank Aguiar
- Genival Lacerda
- Jackson do Pandeiro
- Limão com mel
- Luiz Gonzaga
- Mastruz com leite
- Oswaldinho do Acordeon
- Sivuca
- Zé Ramalho


O Rasqueado cuiabano

Definição da palavra rasqueado: "...arrastar as unhas ou um só polegar sobre as cordas, sem as pontear". (Acordes em glissandos, rápidos, rasgado, rasgadinho, rasgueado e rasgueo) - Dicionário Musical Brasileiro - Mário de Andrade. Origem do Rasqueado Cuiabano.

O termo "rasguear Ia guitarra" é expressão ibérica, de origem árabe-cigana (sul da Península-Ibérica).
Em Mato Grosso, a expressão musical rasqueado cuiabano ou dança popular mato-grossense, traz no seu processo histórico toda uma saga, que começou após o fim da Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), quando os prisioneiros e refugiados da Retomada de Corumbá ficaram confinados à margem direita do Rio Cuiabá, atualmente cidade de Várzea Grande.

Logo após o final do conflito, estes prisioneiros não voltaram para seu país de origem, aqui permanecendo e espalhando-se ao longo do rio, miscigenando-se e interando-se à vida dos ribeirinhos.
Essa integração resultou em várias influências; costumes, linguajar e principalmente danças folclóricas: a polca paraguaia e o siriri mato-grossense. A primeira, pulsante e larga, modulada no compasso ternário-composto, a segunda, saltitante, com percussão forte (de origem negra-bantu) modulada no compasso dois por quatro. A fusão dessas duas danças resultou numa terceira, o pré-rasqueado.

O pré-rasqueado limitou-se aos acordes de siriri/cururu, devido ao seu desenvolvimento na viola-de-cocho, nos chamados tchinírins. (baile da rale), onde as formas de dançar receberam diversas designações como: liso, crespo, rebuça-e-tchuça (Termos populares dados aos movimentos coreográficos da dança em salão) para mais tarde participar das festas juninas, carnaval ou qualquer exaltação festeira dos ribeirinhos. Na baixada cuiabana, mesclou-se com o chamame pantaneiro, que estava em formação, nascendo o chamado rasqueado de fronteira, pois o desenvolvimento foi com a sanfona de quatro e oito baixos (pé-de-bode) e mais tarde com o acordeão de cento e vinte baixos, o qual tornou-se hoje o instrumento marcante do rasqueado de fronteira. Quanto a melodia e ritmo, o pré-rasqueado alternou-se por algum tempo com facetas duplas, isto é: toadas de siriri apareciam como rasqueado e toadas de rasqueado como siriri. Com a proclamação da República e a necessidade do maior entendimento entre as duas classes (ribeirinhos e elite imperial), surgiu a oportunidade da popularização do rasqueado. Os senhores da classe imperial precisavam serem eleitos pelo voto do povo. Isto levou os coronéis a buscar uma música que trouxesse a população para as praças. Iniciando-se, então a assimilação do ritmo popular, denominado rasqueado.

Mais tarde, com o crescimento das cidades, apareceram as primeiras zonas de prostituição, e o pré-rasqueado saiu das bocas das moças da noite e, do convívio destas com os músicos e coronéis nos cafés, e foi parar nas partituras dos mestres de bandas de música para, mais tarde, aparecer nas retretas já com vários arranjos de influência musical popular muito comum na época, como o chorinho, valsa, samba, maxixe, tango de Ernesto Nazareth etc.

A entrada dos instrumento de sopro (sax, trombone, trompete, clarinete, etc.) caracteriza o rasqueado como música e dança urbana. Nesse mesmo tempo, os trovadores de versos e cantores populares, cedem lugar aos metais de sopro das bandas marciais e, começa, assim como aconteceu com o chorinho, maxixe, marcha, jazz, tango, fox-trote, a era dos instrumentos voz-solo nas orquestras.

O rasqueado desperta com maior intensidade na população da periferia das cidades da Baixada Cuiabana quando começa a ser executado com os hinos de santos: acompanhando a bandeira do Senhor Divino, São Benedito, procissão de São João, e indo aparecer nos chamados chá co bolo — Expressão típica da Baixada Cuiabana, corrutela de "Chá com Bolo" (café-da-manhã a base de bolos típicos). É tradicional na festa dos santos católicos (São Benedito, Senhor Divino, São João, São Pedro etc...) o dono da festa fazer a alvorada ao som do hino do santo festejado e oferecer o "tchá cô bolo" para começar a festança. Usa-se o termo "chá" pois desde o século XIX a bebida servida, era um chá feito de erva mate queimada e adoçada.

A elite social que ainda se divertia ao sabor de sonatas românticas nos saraus abominou o rasqueado à primeira vista, considerando-o, coisa de gente de beira de rio. Esse quadro só vai se alterar com a juventude das décadas de 20 e 30, onde Mestre Inácio, Honório Simaringo, Conjunto Serenata, até o piano de Zulmira Canavarros e Dunga Rodrigues conseguem infiltrar o rasqueado nas noites de saraus e com o endosso das famílias cuiabanas mais abastadas, que enviavam seus filhos para concluir o 3 grau em Asuncion e Buenos Aires (não existiam faculdades nessa época em Cuiabá), os quais voltavam trazendo partituras musicais de polca paraguaia que era uma das raízes do rasqueado. Sem contar com a tática demagógica da política pão e circo, onde a música escolhida para ser executada nos comícios, festas e encontros, era, obviamente o que o povo queria ouvir.

Destacaram-se grupos musicais voltados ao tema; Banda do Mestre Ignácio, Conjunto Serenata, Zulmira Canavarros, Dunga Rodrigues, Nardinho, Bejamim Ribeiro (acordeonista). Conjunto Cinco Morenos. Também fizeram história os compositores Honório Simaringo, José Agnelo, Mestre Albertino, Vicente dos Santos, Tote Garcia, Luiz Cândido, Luiz Duarte, Mestre Luiz Marinho, Zelito Bicudo, Odare Vaz Curvo, Nilson Costantino, Namys Ourives, Dante Mirágiia, Rabelo Leite, Gigo, Chilo e tantos outros.

Uma das peculiaridades na história da música mato-grossense é o fato do nome "rasqueado cuiabano" ter sido cristalizado e popularizado pelo conjunto serenata, que observou as conotações autóctones da música que se fazia em Cuiabá, estava longe da polca paraguaia, como também do siriri. Concluindo que o rasqueado era o canto de uma cidade nova, era um som urbano que se desenvolveu nos metais das bandas de mestre Ignácio e Albertino, tinha um sotaque de um povo que gostava das mesmas coisas, melhor dizendo era o som e dança da Baixada Cuiabana. Era um rasqueado cuiabano.






Valsa

(do alemão Walzer) é um gênero musical erudito de compasso compasso Trenário composto (3/4) (embora muitas vezes, para facilitar a leitura, seja escrita em compasso ternário). As valsas foram muito tocadas nos salões vienenses e muito dançada pela elite da época.

Durante meados do século XVIII, a allemande, muito popular em França, já antecipava, em alguns aspectos, a valsa. Carl Maria von Weber, com as suas Douze Allemandes, e, mais especificamente com o Convite à dança (também conhecido por Convite à valsa), de 1820, pode ser considerado o pai do gênero.[carece de fontes?]

Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel.

Johann Strauss II compôs mais de duzentas valsas.

Atualmente as valsas são regularmente interpretadas pelas mais importantes orquestras mundiais.

O gênero musical gerou danças com braços entrelaçados ao nível da cintura, tornou-se logo uma dança independente com contato mais próximo entre os parceiros. No fim do século XVIII a dança passou a ser aceita pela alta sociedade - especialmente pela sociedade vienense.

A palavra tem origem no verbo alemão Walzen, que significa "girar" ou "deslizar". É uma dança de compasso binário composto, com um padrão básico de passo-passo-espera, resultando em um deslizar vivamente pelo salão.

Valsa no Brasil

A valsa chegou ao Brasil com a chegada da corte portuguesa ao país, em 1808. A música foi apresentada em salões onde a elite do Rio de Janeiro dançava. Depois chegou outro gênero musical, a polca, em 1845. Ao longo da segunda metade do século XIX ela continuou a ter grande aceitação e foi, nas palavras do estudioso José Ramos Tinhorão, "um dos únicos espaços públicos de aproximação que a época oferecia a namorados e amantes".

Entre os músicos brasileiros que fizeram obras neste gênero estão os compositores Villa Lobos, Carlos Gomes e Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Tom Jobim e Chico Buarque. Além disso, amúsica sertaneja e a música regionalista tradicionalista assumiu esse ritmo em suas canções, seus representantes mais conhecidos são: Zé Fortuna & Pitangueira, Zé Corrêa e Teixeirinha.

[editar] Tradição

As valsas são muito utilizadas em bailes de debutantes e casamentos.

[editar] Valsas






Astronomia


Na década em que Plutão foi descoberto (1930), pensava-se que Saturno era o único planeta com anéis. Somente em 1977 os anéis de Urano seriam descobertos, seguidos pelos de Júpiter (1979), e os de Netuno (1989). Nessa época também não se conhecia o Cinturão de Kuiper, ou outro anel de asteróides além da órbita de Netuno. E os astrônomos sequer suspeitavam que o número total de satélites passaria de cem.
As imagens que se alternam mostram o aspecto geral das órbitas planetárias em sua concepção tradicional (plana) versus a real.

O Sistema Solar vem se modificando lentamente desde sua formação – mas a visão que temos dele se enriquece no ritmo das descobertas, cada vez mais freqüentes.

Nossos conhecimentos se aprimoram muito mais rapidamente que o sistema de ensino é capaz de absorver. É errado, mas ainda se diz que os planetas se movem em órbitas circulares, igualmente distribuídas sobre um plano imaginário, com o Sol no centro.

Vivemos num intrincado conjunto de corpos celestes que muitas vezes desafiam nossas tentativas de classificação. Nós os chamamos de planetas (sejam rochosos, gasosos ou anões), satélites, cometas, asteróides... Todos estão em movimento, percorrendo órbitas mais ou menos elípticas, nas mais diversas inclinações umas com relação às outras.






O desenho da figura acima não mostra o Sol e os planetas nos seus tamanhos relativos corretos, nem em suas distâncias relativas ao Sol. Abaixo eles aparecem com os tamanhos relativos corretos:
Solar planets.jpg
Tamanho relativo dos planetas e do Sol. Parte do Sol aparece em amarelo, e os planetas em ordem da esquerda para a direita.

Um pedaço pequeno do Sol aparece acima, em vermelho, e à direita, em amarelo. O Sol é cerca de 300 vezes maior do que a Terra, ou cerca de 30 vezes maior do que Júpiter, o maior dos planetas do Sistema Solar.

Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de distância do mais próximo para o mais distante do Sol, são:

1. Mercúrio
2. Vênus
3. Terra
4. Marte
5. Júpiter
6. Saturno
7. Urano
8. Netuno

Além dos planetas há cinco planetas-anões reconhecidos no Sistema Solar: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Em 2006, por exemplo, Plutão passou a ser classificado pelos astrônomos como sendo um planeta-anão, devido à sua órbita diferente. A comunidade científica decidiu que este passaria a ser considerado um planetóide (planeta menor). Pode haver ainda outros planetas-anões no Sistema Solar.


Índice

A Terra e o Céu (A Terra, O Sol, A Lua) Fenômenos visíveis no céu (Estrelas piscando, Estrelas cadentes, Cometas, Os objetos que não piscam, Mapa do céu) Os planetas e o Sistema Solar (Linha do tempo das descobertas, Mercúrio, Vênus, Marte, Asteróides, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão e outros planetas anões, Limites do Sistema Solar) Outras estrelas (As estrelas locais, A origem das estrelas, Nebulosas e aglomerados de estrelas, O destino das estrelas) Outros planetas, As Galáxias (A Via-Láctea, O Grupo Local), O Universo, Os objetos mais estranhos (Buracos negros, Buracos de vermes), A origem e o destino do universo (A grande explosão, Expansão infinita, A grande implosão)




POR QUE ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA?

OBJETIVOS GERAIS

Difundir na sociedade uma mentalidade científica.
Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista.
Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais.
Promover comunidades e clubes de Astronomia.
Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência.
Criar novas redes de divulgação e pesquisa e fortalecer as já existentes.
Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma
distribuição mais equilibrada entre os cientistas
provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.



Prédio da ONU em Nova York, EUA.

A ONU proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.
A 62ª Assembléia Geral da ONU (19/12/2007)

Relembrando sua resolução 61/185 de 20 de Dezembro de 2006 sobre a proclamação dos Anos Internacionais,

Sabendo que a Astronomia é uma das ciências
mais antigas e que contribuiu e continua contribuindo de modo fundamental para a evolução de outras ciências e aplicações em inúmeras outras,

Reconhecendo que as observações astrononômicas têm profundas implicações na ciência, filosofia cultura e concepção de universo,
Notando que, embora exista um interesse generalizado pela Astronomia, é difícil para o público em geral ter acesso ao conhecimento da área,
Consciente de que todas as culturas têm desenvolvido lendas, mitos e tradições a respeito do céu, planetas e estrelas, constituindo sua herança cultural,
Saudando a resolução 33 C/25 adotada pela UNESCO em 19 de Outubro de 2005, que declarou seu apoio ao Ano Internacional da Astronomia 2009, com a visão da importância da ciência astronômica
para o conhecimento e desenvolvimento,
Notando que a IAU tem apoiado a iniciativa desde 2003 e que agirá para o projeto tenha seu maior impacto,
Convencida de que o Ano Internacional, entre outros aspectos, pode ter um papel crucial em despertar a consciência pública sobre a importância da astronomia para e outras ciências básicas para um desenvolvimento sustentável, através da empolgação suscitada pelos assuntos da Astronomia, apoiando a educação formal e informal em escolas e centros de ciência estimulando o envolvimento a longo prazo de jovens estudantes nos campos da ciência e tecnologia:

1. Decide declarar 2009 como o Ano Internacional da Astronomia;

2. Designa a UNESCO como a agência líder e como ponto focal para o IYA2009, e a convida para organizar, dentro de suas capacidades, atividades a serem desenvolvidas durante o Ano, em
colaboração com outras entidades ligadas à ONU, IAU, ESO, sociedades astronômicas e grupos espalhados pelo mundo, e, a este respeito, nota que as atividades do Ano serão custeadas por contribuições voluntárias, incluindo o setor privado;

3. Encoraja todos Estados e organismos do sistema da ONU a aproveitar o Ano para promover ações em todos os níveis objetivando a consciência pública da importância da Astronomia e promovendo um amplo acesso ao conhecimento e à observação astronômica.

EVOLUÇÃO DA OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA

Stonehenge
Luneta Galileana
Telescópio SOAR
Telescópio Espacial

Desenhos das observações de Galileu

Manchas Solares
Luas de Júpiter
Anéis de Saturno
Fases de Vênus

400 ANOS DEPOIS...

Manchas Solares
Luas de Júpiter
Anéis de Saturno
Fases de Vênus

AVANÇOS NA COSMOLOGIA

Galáxia Espiral
Estrela Dupla
Sinal de Matéria Escura

POR QUE O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA?

O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suascontribuições para o conhecimento humano. Será dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.
A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a campos inteiros da Física e da Matemática. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares. Os observatórios sempre estiveram na fronteira da óptica, da mecânica de precisão, da automação,
da detecção e processamento de sinais. Hoje, telescópios no solo e no espaço captam informações em todas as faixas do espectro eletromagnético, desde os raiosgama à ondas longas de rádio. Ela teve e tem profundo impacto no conhecimento e é uma das mais refinadas expressões do intelecto humano.
Há um século, mal tínhamos idéia da existência
de nossa própria Galáxia e hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas no limite de visibilidade do Universo e revelamos sua desabalada carreira para todas as direções. Conseguimos medir com boa precisão a idade e a composição química do Universo. Descobrimos um verdadeiro “zoológico” de astros, variando entre densidades mais altas que a do núcleo

atômico até mais baixas que o vácuo de laboratório e ambientes com temperaturas de bilhões de graus a poucos graus acima do zero absoluto. O céu é um imenso e diversificado laboratório de Física. Mostramos que a vida na Terra está intimamente ligada às estrelas, através dos elementos químicos que elas produziram
e da energia que fornecem.
Há poucas décadas, a Astronomia revelou que todas as formas de matéria e energia tratadas pela Física constituem apenas uma minúscula fração do Universo, dominado pela matéria e energia “escuras”. Não tínhamos meios de demonstrar que as outras estrelas constituem sistemas planetários como o nosso, e em poucos anos já catalogamos mais de 200 planetas extra-solares. Neste início de um novo milênio, nos colocamos um novo desafio, o de detectar vida em outros planetas e de verificar se ela é um produto de leis naturais da evolução da matéria, como
prediz o evolucionismo, ou requer uma intervenção externa, como grande parte da humanidade ainda acredita. Qualquer que seja a resposta, o impacto no pensamento humano será enorme e isso pode ocorrer em poucas décadas.
O interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi maior, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia. O Ano Internacional se propõe a satisfazer a demanda por informação e por envolvimento. Não só em 2009, mas engajando a longo prazo educadores, artistas, cientistas e astrônomos amadores numa rede de divulgação científica.





PLANETÁRIOS BRASILEIROS (somente planetários ativos e fixos)



PLANETÁRIO DE SÃO PAULO


Planetário Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Alvares Cabral Portão 10
04094-000-São Paulo - SP
Tel/Fax: (11) 5575-5206 / 5575-5425
Inauguração: 26/01/1957

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Obs.: Em São Paulo( capital ) existem dois planetários fixos de grande porte.



PLANETÁRIO DE GOIÁS


Universidade Federal de Goiás
Av. Contorno s/nº Parque Mutirama-Centro
74.055-140 - Goiânia
Tel/Fax: (62) 3521-1600 / 3521-1601
Inauguração: 23/10/1970

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FUNDAÇÃO PLANETÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Av. Padre Leonel Franca, nº 240 - Gávea
22.451-000 - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2274-0046

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PLANETÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Universitário Trindade
8.040-900 Florianópolis
Tel: (48) 231-9241

Inauguração: 12/12/1971

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PLANETÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Universidade Federal de Santa Maria
Praça Santos Dumont,45
Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria
Tel: (55) 3220-8226
FAX: (55) 3220-8164
Inauguração: 14/12/1971
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PLANETÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Planetário: "Prof. José Baptista Pereira"

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Ipiranga nº 2000
90.160-091 Porto Alegre
Tel: (51) 316-5384
FAX: (51) 316-5387

Inauguração: 11/11/1972

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PLANETÁRIO DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Planetário:
"Prof. Francisco José Gomes Ribeiro"

Colégio Estadual do Paraná
Av. João Gualberto nº 250
80.030-001- Curitiba
Tel: (41) 3304-8912 / (041) 3304-8941

Inauguração: 27/04/1978

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PLANETÁRIO DA PARAÍBA

Fundação Espaço Cultural da Paraíba
Rua Abdias Gomes de Almeida, nº 800 Tambauzinho
58.042-100 João Pessoa
Tel: (83) 3211-6263 / FAX: (83) 3211-6237

Inauguração: 18/06/1982

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PLANETÁRIO DE CAMPINAS

Museu Dinâmico de Ciências de Campinas
Av. Heitor Penteado s/nº Parque Portugal
(Taquaral) Portão 7
13.083-900-Campinas - SP
Tel: (19) 3252-2598 / FAX: (19) 3252-2598

Inauguração: 28/10/1987

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PLANETÁRIO DE VITÓRIA

Universidade Federal do Espírito Santo
Campus da UFES - Goiabeiras
29.060-900 Vitória - ES
Tel: (27) 3335-2489 - FAX: (27) 3227-2531

Inauguração: 23/06/1995

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PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Rua Dragão do Mar, nº 81
Praia de Iracema
60.060-390-Fortaleza - CE
Tel: (85) 488-8639

Inauguração: 28/04/1999

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PLANETÁRIO DO PARÁ
"SEBASTIÃO SODRÉ DA GAMA"

Universidade Do Estado do Pará - UEPA Rod. Augusto Montenegro, km 3
66.623-590 Belém - PA
Tel: (091) 3232-1143

Inauguração: 30/09/1999

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PLANETÁRIO DE TATUÍ

Associação de Ensino Tatuiense - ASSETA
Rua Oracy Gomes, 665
18.270-000 Tatuí - SP
Tel: (15) 3251-0003 / (15) 3205-1317

Inauguração: 22/04/2000.



PLANETÁRIO DE BROTAS

Centro de Estudos do Universo - CEU
Rua Emilio Dalla Déa s/nº
Campos Elíseos
17.380-000 Brotas - SP
Tel: (14) 653-4466 / (11) 3812-2112

Inauguração: 04/2001

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PLANETÁRIO MUNICIPAL DE ITATIBA

Planetário Municipal "Prof. Benedito Rela"
Estação Ciência Parque Ferraz Costa
13.250-000-Itatiba - SP
Tel: (11) 4538-4547 / (11) 4534-3839

Inauguração: 07/11/2003

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PLANETÁRIOS DE SÃO PAULO (PLANETÁRIO DO CARMO)

Rua John Speers, 137 - Parque do Carmo
Itaquera, São Paulo - SP
Tel: (11) 6522-8555 / (11) 6521-1144

Inauguração: 30/11/2005




GALILEU GALILEI E O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA 2009
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O logotipo Internacional do AIA 2009
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Retrato de Galileu Galilei, atribuído a Tintoretto, pintado aproximadamente em 1606, data em tinha 42 anos
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Réplica de um dos telescópios de Galileu Galilei
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Galileu Galilei com 60 anos, segundo o retrato feito em Florença (1624) pelo pintor Ottavio Leoni
No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia publica-se um artigo do professor Guilherme de Almeida que sintetiza uma palestra homónima proferida pelo mesmo autor no CCC na noite de 16 de Junho.


Em 2009 comemora-se um acontecimento invulgar: o Ano Internacional da Astronomia 2009 (abreviadamente designado como AIA2009). À primeira vista, parece mais uma das inúmeras comemorações de dias e anos, nacionais ou mundiais, que estamos fartos de saber que existem. Afinal, não é verdade que todos os anos se comemora o ano ou o dia "disto e daquilo", com mais frequência até do que nos pareceria razoável? E não é, também, verdade que todos os anos há congressos e encontros científicos onde os especialistas se reúnem para trocar conhecimento, partilhar descobertas e fazer avançar a ciência e outras áreas do conhecimento? De facto, tudo isso é verdade, mas desta vez temos algo de novo.

O que é o Ano Internacional da Astronomia?

O Ano Internacional da Astronomia 2009 é uma celebração global da Astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura. O seu objectivo não pretende ser mais um debate ou encontro entre cientistas, mas antes uma oportunidade de ouro para o grande público tomar contacto com a astronomia, as suas descobertas e avanços espectaculares. Com este evento procurar-se-á estimular o interesse a nível mundial, não só pela astronomia, mas pela ciência em geral, com especial incidência nos jovens. Pretende-se mostrar o prazer e alegria da observação directa e a sensação de cada um observar por si próprio. É exactamente por isso que a frase chave do AIA 2009 é “Descobre o teu Universo”, dando a todos a possibilidade de verem por si próprios o Universo que nos rodeia e do qual, no fim de contas, também fazemos parte.

O AIA2009 é pois uma iniciativa a nível mundial com fins pacíficos. Nunca será excessivo sublinhar que os progressos da Astronomia resultam de colaborações científicas que ultrapassam todo o tipo de fronteiras: geográficas, de género, idade, cultura e raça em pleno acordo com a carta de princípios da ONU. A Astronomia é um exemplo muito representativo de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional.

Os passos para o AIA2009

Veremos seguidamente os passos dados, desde 2003, para a proclamação deste grande evento mundial. Numa primeira fase do processo, o Governo Italiano propôs à UNESCO que 2009 fosse declarado o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009). Veremos porquê...

A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (a designação inglesa United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization mostra-nos a razão de ser do acrónimo “UNESCO”) recomendou à ONU (Organização das Nações Unidas) uma resolução no sentido de esta declarar 2009 como Ano Internacional da Astronomia. Seguidamente, a UAI (União Astronómica Internacional) aprovou as propostas da UNESCO e do Governo Italiano, propondo à ONU a declaração do ano de 2009 como Ano Internacional da Astronomia. Após estes passos, a ONU proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009). Daqui em diante passaremos a utilizar sistematicamente a abreviatura "AIA" como sinónimo de "Ano Internacional da Astronomia).

Em Portugal, a celebração do AIA2009 é coordenada pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). A SPA nomeou uma Comissão constituída por especialistas em comunicação e educação em Astronomia, para planear e organizar as actividades relativas ao AIA2009 em Portugal.

Em Outubro de 2008 estavam já envolvidos 123 países neste importante evento internacional. Esse número subiu para 136 em Maio de 2009.

Além dos países que nos habituámos a considerar na frente do progresso mundial, podemos também ver outros tradicionalmente considerados menos evoluídos, mas nem por isso menos empenhados nesta grande celebração.

O AIA 2009 terá pelo menos a duração de um ano e espera-se que deixe sementes de continuidade em todo o mundo. E, a par destas, um renovado interesse pela ciência e pela cooperação internacional, juntamente com um grande estímulo e entusiasmo pelas observações astronómicas.


O que é que há de tão especial no ano 2009?

Esta pergunta faz todo o sentido, mas tem uma resposta simples. Comecemos por recuar 400 anos, a partir de 2009; chegaremos a 1609, como é óbvio. O que aconteceu em 1609?

Nesse ano, um polémico professor de matemática, astronomia e fortificações, leccionando na prestigiada Universidade de Pádua, fez importantes descobertas, tantas e tão valiosas que abalaram o mundo. Chamava-se Galileu Galilei e tinha nascido em 1564, em Pisa, na Itália. Diz-se que ninguém descobriu tanto, em tão pouco tempo, como ele.

A maior parte dos sábios desta época pensava que o Sol, todos os planetas e até mesmo as longínquas estrelas orbitavam em torno da Terra, suposta móvel e no centro do Universo. Era o chamado sistema geocêntrico porque, em grego, geo significa Terra. E isto, apesar de Nicolau Copérnico ter publicado em 1543, vinte e um anos antes de Galileu nascer, um livro que fundamentava a hipótese de os astros orbitarem em torno do Sol e não da Terra (sistema heliocêntrico). Porém, não havia provas claras que apoiassem o modelo heliocêntrico. Galileu iria encontrar algumas.


O que fez Galileu?

Corria a Primavera de 1609 quando Galileu Galilei ouviu dizer que um holandês tinha inventado um instrumento que permitia ver os objectos afastados como se eles estivessem próximos. Nunca viu o invento holandês. Tudo o que chegou ao seu conhecimento foi que esse instrumento maravilhoso era constituído por um tubo com uma lente em cada extremidade.

Aplicando-se intensamente na sua oficina-laboratório, Galileu constrói em pouco tempo um instrumento com a mesma função, capaz de aproximar os objectos seis vezes (6x), já superior ao invento holandês. Esforçando-se mais ainda, constrói telescópios cada vez melhores, capazes de aproximar os objectos 8x. Em Agosto apresenta este último telescópio aos Doges de Veneza e a outros notáveis, mostrando navios ao largo, invisíveis a olho nu e a torre de uma igreja muito distante. Quase todos ficam maravilhados, embora alguns não acreditem no que vêem. Galileu continua a aperfeiçoar os telescópios e chega a produzir instrumentos capazes de aproximar 20x. Mais tarde consegue 32x.

Em Novembro de 1609, Galileu começa a utilizar os seus telescópios para observar os astros. Descobre que a Lua tem crateras e montanhas, o que contradiz os seguidores de Aristóteles que imaginavam a Lua cristalina e perfeita. Descobre também que ela não tem luz própria (o que na época suscitava dúvidas). O telescópio revela-lhe ainda muitos milhares de estrelas invisíveis a olho nu e que ninguém suspeitava que existiam. A Via Láctea dissolve-se numa multidão de estrelas e deixa de ser a hipotética emanação celeste, e sublunar, que os antigos supunham.

Assestando o telescópio sobre o planeta Júpiter, Galileu concluiu, após algumas observações sucessivas, que quatro pequenas luas giram em volta deste planeta, tal como a nossa Lua gira em volta da Terra. Afinal, pensou Galileu, pode haver outros centros de movimento, sem ser a Terra. Essa descoberta revelou-lhe que o Sistema do Mundo talvez não fosse geocêntrico (naquele tempo chamava-se "Sistema do Mundo" ao que hoje chamamos Universo"). Entusiasmado, publicou em Março de 1610 um livro imortal, chamado "Mensageiro Celeste" (o título original era Sidereus Nuncius). Nele descreve as maravilhas que observou nos céus, mas com isso começa também a criar inimigos.

Continuando as suas observações telescópicas, descobre em Julho de 1610 que Saturno tem "saliências", uma de cada lado, dando-lhe a ideia de um "planeta com orelhas" (não conseguiu ver os anéis que hoje conhecemos, porque o seu telescópio não era suficientemente poderoso para isso). E no final desse ano, descobre que o planeta Vénus passa por um ciclo completo de fases, como a Lua, o que só é possível se Vénus e a Terra orbitarem o Sol, em conformidade com o modelo heliocêntrico. E em contradição com o modelo geocêntrico...

Em 1612 observa o Sol, pelo método da projecção, um método seguro idealizado pelo seu amigo Benedetto Castelli. Galileu sabia que é muito perigoso olhar para o Sol através de telescópios. Outros observadores observaram o Sol e cometeram esse erro, causando danos irremediáveis aos seus olhos... Mas, voltando a Galileu, ele descobriu que o Sol apresenta manchas à sua superfície, e que essas manchas dão, pouco a pouco, a volta ao Sol. Isso comprova que o Sol também tem movimento de rotação, que (segundo Galileu) se completa em "pouco menos de um mês".

É claro que todas estas descobertas desagradaram à Igreja Católica, grande defensora do geocentrismo. A comprovação de que a superfície lunar é acidentada, a revelação de imensas estrelas que não se viam a olho nu, as luas de Júpiter, as fases de Vénus e até as manchas solares e a rotação do Sol, contrariando as suposições da época, inspiraram inimizades da maior parte do clero. A Igreja via nessas descobertas um argumento e uma ameaça contra o geocentrismo e contra alguns dos seus fundamentos teológicos. E, para mais, a leitura literal da Bíblia, sem interpretação adequada, parecia impor a imobilidade da Terra e o movimento do Sol à nossa volta.


As partes polémicas das Sagradas Escrituras

Vejamos seguidamente as partes da Bíblia em que os religiosos mais conservadores se baseavam para dizer que as Sagradas Escrituras impõem a imobilidade da Terra e sugerem o movimento do Sol em volta do nosso planeta. Apresentam-se duas traduções diferentes.

Salmo 104:5
“Lançou os fundamentos da terra, para que não vacile em tempo algum.”
(Cf. Trad. João Ferreira de Almeida (1628-1691).
“Ele fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre”.
(Cf. Trad. New World Bible Translation Committee).

Eclesiastes 1:4 e 1:5
(1:4) “Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
(1:5) “E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar de onde nasceu.”
(Cf. Trad. João Ferreira de Almeida (1628-1691).
(1:4) “Uma geração vai e outra geração vem; mas a terra permanece por tempo indefinido.
(1:5) “E também o sol raiou e o sol se põe, e vem ofegante ao seu lugar onde vai raiar” .
(Cf. Trad. New World Bible Translation Committee).

Josué 10:13
“(…) O sol pois se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro”
(Cf. Trad. João Ferreira de Almeida (1628-1691).
“(…) o sol ficou parado no meio dos céus e não teve pressa em pôr-se por cerca de um dia inteiro”.
(Cf. Trad. New World Bible Translation Committee).

Na leitura da Bíblia que as autoridades religiosas então faziam, as frases anteriormente referidas pareciam "garantir" a imobilidade da Terra e "certificar" o movimento do Sol em torno do nosso planeta, interpretações que Galileu Galilei contestava. A essas afirmações Galileu contrapõe, dizendo que o que observa no céu, com o seu telescópio, é também obra de Deus. E que tal obra tanto pode ser vista na Bíblia (se devidamente interpretada) como na observação dos próprios fenómenos celestes. Afirma que a Bíblia não se engana e está sempre correcta, mas deve ser interpretada adequadamente, pois Deus não pode contradizer-se dando a ver nos céus (Sua obra) coisas diferentes das que se podem ler nas Sagradas Escrituras. Vejamos algumas das suas justificações a este propósito.

“As Escrituras não se enganam, mas sim os seus intérpretes e comentadores, de várias maneiras (…)”
“A Bíblia ensina-nos como se vai para o céu, não como vai o céu” (citação usada por Galileu).
“Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sensibilidade, razão e intelecto pretenda que nos esqueçamos os utilizar.”
“Uma referência, por exemplo, à mão de Deus não significa um apêndice de cinco dedos, mas antes a Sua presença nas vidas humanas”.

Convém referir que Galileu foi sempre um homem profundamente religioso, de fé sólida e inabalável, pelo que nunca se lhe pôs a questão da dúvida religiosa. E, convém referir que as suas duas filhas foram freiras, no Convento de São Mateus, perto de Florença, regido pela ordem franciscana das Clarissas, a que exigia uma conduta quotidiana mais dura e austera. Também teve um filho, Vincenzo Galilei.


Início dos problemas com a Igreja Católica

Todos os problemas referidos levaram a que, em 1616, Galileu fosse chamado a Roma, por ordem do Papa Paulo V, para ser advertido de que só poderia considerar o heliocentrismo (e a teoria de Copérnico) como mera hipótese académica (uma forma de facilitar cálculos), mas nunca como um facto. Tal advertência foi-lhe dada pelo cardeal Belarmino, que também o avisou de que o livro de Copérnico fora proibido. É de notar coragem e perseverança de Galileu, pois nesses tempos desafiar a Igreja era muito perigoso: em 1600, o monge Giordano Bruno fora queimado vivo, amarrado a um poste, por afirmar que o Universo podia ser infinito e que haveria muitos planetas habitados, além da própria Terra. O inquisidor foi precisamente... Roberto Belarmino, mais tarde beatificado (1923) e canonizado (1930), passando a ser Santo e conhecido como São Roberto Belarmino.


A vida continua

Galileu contém-se por algum tempo, mas por fim (c.1624) começa a escrever uma das suas maiores obras: os Diálogos sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo, onde compara os sistemas geocêntrico (de Ptolomeu) e heliocêntrico (de Copérnico). O Papa desse tempo, Urbano VIII, autoriza-o a escrever esse livro desde que fale dos dois sistemas sem tomar partido pelo sistema heliocêntrico, suposto como mera hipótese. O livro é publicado em 1632, mas o Papa, anteriormente amigo e admirador do sábio italiano (quando era o cardeal Maffeo Barberini), sente-se ridicularizado numa personagem do livro, defensora do geocentrismo (os inimigos de Galileu tiveram a habilidade de convencê-lo nesse sentido). A fúria do Papa é imensa e o livro é proibido: em 1633 Galileu é chamado a Roma, acorrentado se se recusar, apesar de já velho (69 anos) e doente. Ao fim de muitos e extensos interrogatórios e depois de lhe terem mostrado os instrumentos de tortura da Inquisição (o temível Santo Ofício), é forçado a negar as suas convicções. Não é queimado vivo, devido ao apreço do Papa e à influência de muitos amigos poderosos que tinha. Em vez disso é condenado a prisão perpétua, mais tarde comutada em prisão na sua casa pessoal de Arcetri, nos arredores de Florença. Sempre vigiado pelos oficiais da Inquisição.


Galileu regressa ao trabalho

Apesar de proibido de escrever, Galileu retoma a escrita e as suas investigações. Em 1636 tem pronto um novo livro, denominado Discurso sobre Duas Novas Ciências, onde não toca no heliocentrismo mas lança os fundamentos da resistência de materiais, precursora da engenharia mecânica e os alicerces da dinâmica, uma área da Física que mais tarde servirá de inspiração ao grande Isaac Newton que (apesar de não ser pessoa dada à modéstia) afirma ter visto mais longe do que outros por ter subido aos ombros de gigantes (referindo-se a Galileu e a Kepler). Devido às proibições a que o autor estava sujeito, o original desta obra teve de ser levado secretamente de Itália para a Holanda, onde foi impresso. Entretanto, devido a infecções oculares, Galileu ficou totalmente cego em 1637. Recebeu o livro já impresso em 1638 e foi na escuridão total que tomou nas mãos a sua obra derradeira. Ainda teve tempo para idealizar a aplicação dos pêndulos aos relógios, ideia concretizada mais tarde por Huygens (em 1656). Por fim, em 8 de Janeiro de 1642, “entregou a alma ao Criador com firmeza filosófica e cristã”, como descreveu Vincenzo Viviani, o seu último discípulo e primeiro biógrafo.


Intenções e reconhecimento

Com o Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) celebram-se as primeiras observações astronómicas feitas por Galileu Galilei em 1609, usando o telescópio – uma invenção que marcou o início de 400 anos de extraordinárias descobertas astronómicas.

Este evento desencadeou uma revolução científica que alterou profundamente a nossa visão do Universo.


Objectivos do AIA2009

São objectivos do AIA2009:
- Promover a cultura científica.
- Promover o acesso a novo conhecimento e experiências.
- Desenvolver as comunidades astronómicas em países em vias de desenvolvimento.
- Apoiar e desenvolver a educação formal e não formal das ciências.
- Transmitir uma imagem moderna da ciência.
- Apoiar e desenvolver projectos de colaboração.
- Aumentar a igualdade de géneros e minorias nas carreiras científicas e tecnológicas.
- Facilitar a preservação e protecção dos céus escuros [um património cultural da humanidade], em “oásis urbanos”, parques nacionais e locais de observação.


Princípios, directrizes e actividades

Para dinamizar o AIA2009 prevê-se levar a cabo, também em Portugal, múltiplos eventos de divulgação e sensibilização, actividades, acções formativas e lúdicas. Entre estas contam-se: noites de astronomia, palestras, actividades em escolas e exposições. Essas acções promoverão a astronomia portuguesa, proporcionando redes de contactos e interligações entre instituições astronómicas. Haverá sessões especiais em planetários e ainda uma actividade denominada "E agora eu sou Galileu" onde os jovens e crianças são incentivados a observar, vendo o que Galileu viu e redescobrindo algumas das suas descobertas.

Todo o processo envolverá intensamente a sociedade com a astronomia, promovendo uma interacção forte entre astrónomos amadores e profissionais, formando parcerias. Serão colmatadas lacunas bibliográficas e pretende-se produzir um selo de correio comemorativo do AIA2009. Espera-se ainda poder disponibilizar ao público um pequeno "Kit do Astrónomo", através de um possível patrocínio ou colaboração com um jornal de grande tiragem.


TEXTO PARA AULA DE HISTÓRIA (4º PERÍODO - EJA):
"A ERA VARGAS"

Biografia

Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. De origem gaúcha (nasceu na cidade de São Borja), Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

Revolução de 1930 e entrada no poder

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.

Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.


Realizações

Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.

GV investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE ( Instituto brasileiro de Geografia e estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.


O Segundo Mandato
Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do " Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.

O suicídio de Vargas

Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.

Conclusão

Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.



TEXTO PARA AULA DE HISTÓRIA (3º PERÍODO - EJA - 26/08/2010)

O Pensamento Iluminista

Resumo do Artigo

por:NeiSilva
Autor : Nei Silva
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O pensamento iluminista foi responsável por uma profunda mudança no modo de pensar do homem europeu do século XVIII.
Em torno de um pensamento abstrato e teológico
ele contrapõe um pensamento baseado na razão.
A resposta sobre a problemática humana deve ser
buscada na razão, não em Deus.

Os pensadores iluministas teorizavam, debatiam e concluíam que somente a partir do uso da razão, os homens atingiriam o progresso político, social, material, etc

"Para a maior parte dos filósofos iluministas á mulher faltava a razão ou, na melhor das hipóteses, possuíam um raciocínio inferior.

Segundo eles, não existem mulheres capazes de invenção, elas estão excluídas da genialidade, ainda que possam ter acesso e algum sucesso no campo da literatura e em
certas ciências menores.

Essa incapacidade é baseada numa psicologia"natural". A mulher é um ser da paixão e da imaginação, não do conceito.

Rosseau até acreditava que a mulher não fosse totalmente desprovida de razão, mas essa faculdade é, na mulher, mais simples e elementar do que nos homens e devem cultivá-la apenas para assegurar o cumprimento de seus deveres naturais (obedecer
ao marido, ser-lhe fiel, cuidar da casa e dos filhos, etc).

Segundo Rosseau, a mulher mantém-se perpetuamente na infância; ela é incapaz de ver tudo que é exterior ao mundo fechado da domesticidade que a natureza lhe legou, e daí resulta que ela não pode praticar as "ciências exatas".

A única ciência, para além dos seus deveres domésticos, que ela deve conhecer é a dos homens que a rodeiam e, essencialmente, a do seu marido, e que é baseada no sentimento.

Uma das preocupações do "século das luzes" é pensar a diferença feminina, diferença sempre marcada pela inferioridade.

Trata-se de conferir ás mulheres apenas papéis sociais: esposa, mãe, dona de casa.....É por essa função
doméstica que a mulher pode, de algum modo, ser cidadã.

Mas cidadã sem a competência para se envolver em política, cuja análise só poderia estar ao alcance dos homens.

Podemos dizer que a ideologia mais representativa do século XVIII consiste em considerar que o homem é a causa final da mulher.

Os principais filósofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo;

Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos;

Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
No pensamento iluminista a conduta moral positiva conduzia a um resultado econômico favorável. Para o progresso econômico, político e social não havia limites, os pensadores iluministas ficaram inspirados por uma série de avanços científicos que haviam iniciado durante o Renascimento, como também a descoberta de novos continentes (povos “exóticos”). Algumas indagações surgiram: Este progresso significava alterações nas instituições governamentais e nas relações sociais? Não haveria limite para este progresso, sendo este econômico, político e social? Sobretudo, o progresso é inevitável? O que uma sociedade, ou mesmo uma civilização inteira, têm que fazer para consegui-lo?

O pensamento iluminista fundamentava suas respostas apoiando-se no progresso ilimitado como conseqüência do avanço da ciência. Ou seja, o papel do conhecimento e sua expansão para caracterizar as dimensões do progresso humano, este era o pensamento ocidental.






Links para consultas sobre os biomas brasileiros:


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Mata Atlantica
























25 comentários:

  1. oi professora nilce estou com saudades beijos jamille

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  2. oi tia nilce como estar ass:jamille ate na escola xau

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  3. http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/02/solidos-geometricos-moldes-para.html

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  4. Gentulho vargas Foi Como posso dizer Hitler no Brasil
    Mas como Hitler ele foi ruim para uns e Bom para seu Paíes... Mas mesmo assim so 1 Gentulio Vargas no Brasil ja Foi o Bastante
    By :Fabrício

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  5. http://www.youtube.com/watch?v=qeYHwFMPk1M


    http://www.youtube.com/videos


    http://www.youtube.com/watch?v=Zp461vXJPQ4



    http://www.youtube.com/videos

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  6. http://amagiadeaprender.blogspot.com/2008/01/desenhos-para-completar.html

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  7. http://www.youtube.com/watch?v=dcnuHF01oKQ video do maik

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  8. http://www.camarajatai.go.gov.br/portal/vereadores

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  9. http://www.youtube.com/watch?v=Nhz2BelscJM&feature=related

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  10. http://www.youtube.com/watch?v=czmwMyIYt_s&feature=related


    http://www.youtube.com/watch?v=DqRlmqKgk8M&feature=related


    video da nilce

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  11. http://flaviovilela2011.blogspot.com/2011/02/03.html

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  12. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BCXx8hwHmR4

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  13. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/perguntas_frequentes_proinfo1.pdf

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  14. http://iguinho.ig.com.br/jogo-caca-palavras.html

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  15. http://educacao.uol.com.br/operacoes-matematicas/pre-escola.jhtm

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  16. http://support.apple.com/kb/TS1368?viewlocale=pt_BR&locale=pt_BR

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  17. http://www.vivaolinux.com.br/dica/Descobrindo-nome-do-host-a-partir-de-um-IP

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  18. http://www.mundodoshackers.com.br/tutorial-prorat

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  19. http://www.youtube.com/watch?v=KnkGdQoPy1c&feature=related

    http://www.vagalume.com.br/agnaldo-timoteo/obrigado-mae.html

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  20. http://ensinofisicaquimica.blogspot.com/2007/12/o-que-o-aquecimento-global.html

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  21. http://www.sitedegames.com/educativos/soletrando_2008.htm

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  22. http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/

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  23. legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllll!

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