segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projeto Agrinho






Vamos eliminar o desperdício de água e lixo, na comunidade escolar e local.





SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL DAVI FERREIRA

VAMOS ELIMINAR O DESPERDÍCIO DE LIXO NA COMUNIDADE LOCAL E ESCOLAR

ELSENEI SILVA ALVES

JATAÍ

2010

Sumário

Apresentando o projeto..............................................................02

Bibliografia...................................................................................09

Anexos.........................................................................................10

1 - Tema:

Saber e atuar para melhorar o mundo: ética, cidadania e meio ambiente.

2 - Título:

Vamos eliminar o desperdício de lixo na comunidade local e escolar.

2 - Público Alvo:

Comunidade escolar e local.

4 - Objetivos:

Eliminar o desperdício de lixo da escola e da sua casa.

5 - Justificativa:

Devido aos impactos ambientais precisamos de medidas com - lixo - desperdício e + vida ao planeta Terra.

5.1 Reciclagem do lixo muito mais que uma solução: você pode ajudar?

Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estão se esgotando. Mesmo assim, o assunto parece não interessar grande parte da população, o que é lamentável.

Para compreendermos a reciclagem é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados. Tendo em vista o tempo de decomposição natural de alguns materiais como o plástico (450 anos), o vidro (5.000 anos), a lata (100 anos), o alumínio (de 200 a 500 anos), faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.

Atualmente a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas. O que fazer e onde colocar tanto lixo é um dos maiores desafios deste final de século.

A Reciclagem é uma alternativa para amenizar o problema, porém, é necessário o engajamento da população para realizar esta ação. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras e a mais simples é separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco). Esta é uma ação simples e de grande valor. Os catadores de lixo, o meio ambiente e as futuras gerações agradecem.

5.2 - Benefícios da reciclagem com qualidade de vida

A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de lixo por dia. Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.

Todo lixo produzido, normalmente é recolhido pelos caminhões e levado até as centrais de reciclagem e lá é separado e classificado para o reaproveitamento. Muitas famílias sobrevivem da venda deste material. A separação do lixo, orgânico (molhado) do inorgânico (seco), é importantíssima para o processo da reciclagem, uma vez que, quando misturado dificulta no processo de "garimpagem" dos catadores de lixo.

Nosso papel neste processo é muito simples: separar o lixo que produzimos. Não é possível reciclar em quantidades significativas se não houver, dentro de nossas casas, empresas e outros estabelecimentos, a separação do lixo por tipos de materiais.

Algumas constatações merecem destaque por sua importância: as garrafas de refrigerantes (PET) são transformadas em tecido para fazer calça jeans; uma tonelada de plástico reciclada economiza 130 quilos de petróleo; depois de reciclado, o plástico ainda pode virar carpetes, mangueiras, cordas, sacos, pára-choques; reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la; diversos tipos de papéis podem ser reciclados 7 vezes ou mais. Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a reciclagem proporciona à sociedade, à economia, e ao meio ambiente.

Mas a sociedade precisa estar em sintonia com uma qualidade de vida que eduque para uma vida com +vida e _ lixo em qualquer lugar que vai do público ao privado.

5.3 - Os perigos da comodidade fique atento caro amigo!

A praticidade da vida moderna provoca a insensatez do uso indiscriminado dos recursos naturais. Materiais que a natureza leva centenas ou milhares de anos para produzir, são transformados em produtos que são utilizados por muito pouco tempo e depois são desprezados, indo parar em praias, parques, ruas ou aterros sanitários. Lá permanecerão por décadas ou mesmo séculos até se decomporem.

Um exemplo disto são os pratos, copos, garrafas, talheres e fraldas descartáveis. Em 1989, numa limpeza das praias (EUA) foram recolhidos 170.805 talheres de plástico. 100 mil mamíferos marinhos morrem por ano ao comer ou se emaranhar em detritos de plástico. Uma simples fralda descartável leva no mínimo 3 anos para se decompor naturalmente. Segundo pesquisa desenvolvida em 1988, nos Estados Unidos, 414 toneladas de fraldas descartáveis sujas foram jogadas fora por hora. Cerca de 60% de uma fralda descartável são feitos de polpa de madeira. Estes dados são, no mínimo, alarmantes.

Muitas pessoas vêem com maus olhos os movimentos de ecologistas e ambientalistas e dizem-se cansadas de ouvirem os discursos por eles proferidos, considerando-os baderneiros, críticos repetitivos ou escandalosos, porém, frente a tantos desastres ambientais ocorridos nas últimas décadas, e à falta de conscientização, é chegada a hora de refletir e valorizar o árduo trabalho destes "guerreiros ambientais". Eles estão aí , em toda parte, para alertarem a população de que se não houver uma mudança de postura frente aos costumes desenvolvidos pela vida moderna, em pouco tempo ocorrerá um colapso ambiental.

5.4 - Uma nova consciência pode ajudar e despertar o outro!

Estamos vivendo uma época de grandes transformações: sociais, econômicas, políticas, ambientais, etc. Estas mudanças que estão acontecendo nem sempre são positivas, como quando o pobre fica cada vez mais pobre, o político fica cada vez mais corrupto, a economia mais decadente com o desemprego e com a falta de recursos para atender as necessidades da população, e o meio ambiente cada vez mais poluído e devastado. Desta forma, cai a qualidade de vida urbana e ocorre um descaso muito grande com o meio ambiente, tornando-o cada vez mais danificado.

Encarar de frente os problemas ambientais é essencial pois é dele que depende a qualidade de vida da população. É preciso que as pessoas conscientizem-se de preservar o meio ambiente pois isto sim trará inúmeras melhorias em nossa qualidade de vida. A sociedade pode unir-se e exigir dos órgãos governamentais uma fiscalização das empresas que geram poluição, lixo tóxico, que ocasionam a falta de saúde da população em geral. A economia pode voltar-se para o incentivo à reciclagem, ao reflorestamento, dando oportunidade às empresas que estão inseridas no contexto do meio ambiente, gerando mais empregos. Os políticos deveriam apresentar projetos de preservação do meio ambiente visando a melhoria da qualidade de vida.

Se hoje não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida. Este sim, seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela própria. Vamos levar a serio esta nova ideia para que ela saia do papel?

Com a grande preocupação por parte dos problemas enfrentados hoje pelo planeta, que a cada dia demonstra através das catástrofes presenciadas por todos nós, os efeitos causados pelo descontrole ambiental. Acredito que a escola deveria preparar melhor os seus pares para desempenharem um papel humano e social para salvar o planeta.

Atentando-me para essa problemática, percebi que o lixo que produzimos é um dos fatores que contribui para essa degradação. Como não podemos ter controle sobre o desmatamento, a preservação das nascentes dos rios e outros, o lixo seria então uma forma de contribuir para a preservação além do que poderia arrecadar verbas para a Escola.

Percebi que o passo inicial seria pensar a reciclagem do lixo produzido na Escola Municipal David Ferreira, esse é extremamente exagerado. Não havendo coleta seletiva de lixo esse é armazenado de qualquer maneira nas lixeiras da mesma.

Percebendo que, com a seleta coletiva de lixo, podemos reciclar e construir um conceito de preservação do meio ambiente, fazendo com que os alunos tomem consciência da importância de cuidar do nosso planeta.

A proposta deste projeto será de construir lixeiras para a coleta seletiva de lixo, e venda do mesmo para reciclagem, fazendo com que os alunos se eduquem, consigam educar seus familiares e amigos para conscientizar que através do desperdício afetaremos o ciclo natural do nosso ambiente.

6 - Metodologia:

Iniciar uma campanha ambiental sobre a importância de preservar o meio ambiente, utilizando-se palestras feitas pela Secretaria do Meio Ambiente e Polícia Florestal.

Convidar uma reciclagem uma empresa de reciclagem para informar como é feita a reciclagem do lixo, o que podemos reciclar e de que forma é reciclado o lixo. Firmar acordo com os mesmos para buscarem esse lixo na escola.

Trabalhar como é feita a coleta seletiva de lixo através de aulas ministradas pelos professores.

Construir um local para armazenar o lixo colocando em um ponto estratégico no pátio para que realmente haja a coleta seletiva.

Conscientizar os funcionários para que façam a coleta.

Conscientizar os alunos para que façam a coleta em casa e o tragam para a escola para que seja vendido para a reciclagem.

Passar o filme “Ilha das flores” como forma de despertar no aluno o interesse para uma mudança de hábito em relação a produção de lixo e desperdício de água.

Utilizar o CD “Planeta Água” da SMA do nosso município, para participar de forma direta da coleta seletiva implantada em nossa escola pela coordenadora de turno.

Fotografar situações de desperdício na nossa escola.

Propor medidas preventivas sobre o desperdício de água.

Montar um folheto educativo para a escola e comunidade local.

Fechar o projeto com uma apresentação cultural na escola, envolvendo o tema lixo.

7 - Cronograma:

Março: Reunião de apresentação do projeto a equipe escolar.

Abril: Reunião com a coordenadora para agendar as ações previstas no projeto.

Maio – Setembro: Atividades realizadas na sala de aula referentes ao projeto.

Outubro: Postagem do projeto.

8- Conclusão

Pensando num futuro que venha fazer a diferença foi que este projeto teve validade com todos os objetivos alcançados seguindo o cronograma as fotos em anexos comprova o trabalho desenvolvido.

8-Bibliografia

ALVAREZ LEITE,Lucia Helena. Pedagogia de projetos intervenção no presente.Revista Presença Pedagógica. V2 1996.

BELINKY, TATIANA.diversidade.SP.ftd 1999.

HERRERO, Carlos Edgar. Os pichadores. SP. FTD. 2003.

http://davidferreira94.blogspot.com/2010/10/projeto-agrinho.html

Anexos







EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

A professora apresentou o projeto nas turmas que atua: 2º ano, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Com o objetivo de eliminar o desperdício de água e lixo da escola e comunidade local.

Ela utilizou como metodologia: CDs, filmes, músicas, palestras e textos retirados do livro I e II visando conscientizar os alunos para que ocorra a mudança de hábito como o objetivo de tornar o mundo com – lixo + vida.

Foram fotografadas várias situações envolvendo o desperdício de água e lixo na escola. Houve um momento em que a turma apresentou um teatro envolvendo o mundo destruído pelo lixo, onde a gestora e a coordenadora participaram e ao final reforçaram que a vida no planeta é muito importante e que necessita de vários cuidados para não morrer.

Sobre a questão da água houve uma palestra com um funcionário da SANEAGO (Saneamento de Goiás SA) para informar sobre a questão da água no planeta Terra e que devemos economizar água, para que possamos tê-la no futuro.

As turmas envolvidas no projeto montaram uma coleta seletiva na escola. O lucro conseguido com a venda do lixo serviu para fazer reparos nas redes elétrica e hidráulica de nossa instituição (torneiras pingando e lâmpadas queimadas) e como prêmio os alunos tiveram um passeio ecológico com as despesas pagas com o dinheiro da coleta seletiva.

























Um comentário:

  1. Parabéns Elsenei pelo seu projeto ficou lindo de seu ex aluno (foz do Iguaçu) Roberto

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